Mulheres das comunidades e a cultura do planejamento na Jornada de ESG da Recíproka
A Recíproka é uma consultoria que se denomina facilitadora de negócios e que surge a partir de algumas premissas, sendo as principais delas, criar uma marca inovadora no ramo de consultorias e causar transformação nas organizações e para além delas.
A metodologia proprietária foi da própria Recíproka foi então utilizada para rodar a Jornada de Planejamento do ESG da marca e abaixo, compartilhamos os principais passos até sua consolidação.
Inovação e entrega de valor
As sócias da Recíproka atuaram em consultorias, além de também como consultoras independentes por mais de uma década e traziam consigo o desconforto e desafio de fugir do mais do mesmo no âmbito das consultorias: Entregas caras, demoradas e que, em sua maioria, não saíam do papel. Logo, estas entregas também dificilmente causavam impactos para as organizações que as contratavam, uma vez que raramente tornavam-se realidade. Além de ter a consultoria no sangue, ainda existiam três outros pontos em comum entre elas, sendo a vivência acadêmica, o impacto social e o fato de serem mulheres. O planejamento estratégico foi a cola para que tanto os pontos em comum, quanto as especificidades da trajetória de cada uma, ganhasse vida unindo todas as pontas. Uma metodologia proprietária que passa por um processo constante de melhorias, levou e implantou todo o conhecimento nos clientes.
A entrega de valor tendo sido parcialmente modulada, era chegada a hora de imergir no composto de impacto social. E este passo significou aprofundar na vocação ESG da marca, que permitiu identificar e cruzar os pontos em comum.
A principal vocação estava em torno do conhecimento sobre planejamento e a vivência no impacto social, em organizações do terceiro setor e negócios de impacto social.
Teoria da Mudança
Após identificar a vocação ESG da Recíproka, foi aplicada a Teoria da Mudança, um modelo de planejamento específico para descrever o impacto desejado causado por uma intervenção ou programa em uma determinada comunidade. De maneira muito resumida, parte-se do problema raiz e dos dados que o qualificam para traçar um caminho para sua solução.
Como resultado, após entender o desafio, elencamos como público:
Mulheres, 17-50 anos, em situação de vulnerabilidade e residentes de comunidades como público-alvo.
Os problemas enfrentados por estas mulheres:
Precisam se tornar independentes e autônomas financeiramente;
Têm dificuldades para identificar seus talentos e colocar seus sonhos em prática;
Precisam de renda, mas têm e cuidar dos filhos sozinhas e sem rede de apoio;
Não conseguem boas oportunidades de trabalho em razão da sobrecarga do trabalho doméstico.
Precisam de apoio para empreender um negócio ou conseguir um emprego melhor.
O nome para a iniciativa se deu neste momento da consolidação da Teoria de Mudança e ali, nascia o Planeja Perifa®.
Planejamento Estratégico
Alguns dos pontos altos do planejamento estratégico consistiu em traçar a estratégia e as táticas para desenhar e tirar do papel a iniciativa. Nesta etapa, pode-se destacar:
Entrega
O modelo escolhido para a entrega do conhecimento sobre planejamento para as mulheres das comunidades foi uma formação, de aproximadamente 3 meses, presencial e a acontecer em uma ONG – instalada em território vulnerável e de comunidades. Com base nas pesquisas realizadas pela Recíproka que identificaram motivos de estas mulheres não participarem de outras formações gratuitas, a formação do Planeja Perifa® deveria contar com (i) recreadores que pudessem ficar com os filhos destas mulheres enquanto estudavam e com (ii) cestas básicas, que garantiam a entrega material para que pudessem contribuir em casa, além da (iii) gratuidade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
O Planeja Perifa® atende diretamente a 4 ODS da ONU, sendo 3, 5, 8 e 10.
Monetização
Financiar a iniciativa era um dos grandes desafios e a metodologia de Planejamento Estratégico da Recíproka originou o Ciclo Recíproko, um dispositivo que garante que todo projeto de estratégia contratado com a Recíproka tenha parte de seu lucro destinado ao financiamento da iniciativa Planeja Perifa®.
Valor para o cliente
O cliente da Recíproka recebe créditos ESG e relatório de Impacto, prontinhos para serem comunicados. Desta forma, a Recíproka não está apenas financiando sua iniciativa social mas também, deixando sementes sobre a relevância e importância, cada vez maiores, do ESG para qualquer negócio.
Operação
A operação ficou por conta de estabelecer a parceria com uma ONG, abrir e organizar as inscrições, planejar e desenvolver os conteúdos e agendas de todos os encontros e, claro, operar estas agendas.
Ciclo Recíproko e ODSs:
Implantar a 1a turma do Planeja Perifa contou com uma super força tarefa do time da Recíproka e os resultados foram muito positivos.
No site da iniciativa você pode conferir um documentário completo, a Teria da Mudança e o Relatório de Impacto! Acesse: www.planejaperifa.com.br
“Idealizar, planejar e colocar o Planeja Perifa® em prática foi um dos projetos mais importantes que fizemos até hoje e que tangiibiliza o impacto social que sempre quisemos trazer para o negócio, como parte da estratégia.” Deusa Marcon
“O Planeja Perifa® é uma forma de levar a cultura do planejamento para a comunidade e de criar bases para que as mulheres saibam como transformar sonhos em negócios que alavanquem a sua independência financeira e uma mudança geracional em suas famílias .” Graziela Bernardo
“Esse projeto materializa o que acredito sobre o que é ser socialmente responsável. Uma maneira que me ajuda a cumprir meu papel como cidadã consciente da importância da reciprocidade entre empresas e as comunidades” Vanessa Custodio
Confira os indicadores sociais do Planeja Perifa®:
Quer saber mais sobre o Planeja Perifa® e sobre a Jornada de ESG da Recíproka? Vem tomar um café com a gente e entender como você pode contribuir para a melhoria do ambiente de empreendedorismo feminino no Brasil!