É hora de reinventar o seu modelo de negócios.
Nenhum setor está imune e quem não se adaptar pode ficar para trás.
No atual cenário, reinventar o modelo de negócios passou a ser uma necessidade estratégica. Aquelas empresas que não se adaptarem às mudanças – cada vez mais rápidas e que resultam em cenários ainda mais voláteis – podem ficar para trás.
A disrupção tecnológica e as mudanças climáticas são as megatendências que puxam a reinvenção nos modelos de negócios em todo o mundo, combinadas a outros diferentes fatores. Inclusive, já abordamos as megatendências por aqui e recomendamos que você as conheça, pois elas devem impactar o mundo nas próximas décadas.
Você já deve ter notado que os clientes estão cada vez mais exigentes e o comportamento digital exige que o ritmo da transformação dos negócios acelere. Neste cenário, os líderes têm um papel essencial de conduzir a organização a explorar os novos caminhos de crescimento. E um dos principais desafios da liderança é superar obstáculos da operação diária enquanto se elabora as mudanças de longo prazo, que são o caminho para a reinvenção tendo ainda como norte, o futuro cada vez mais incerto.
Mas o que exatamente é a reinvenção do Modelo de Negócios?
Trata-se de repensar completamente como uma empresa opera para criar, entregar e capturar valor. Em vez de apenas ajustar estratégias existentes, é necessário revisar aspectos fundamentais que impulsionam o negócio, como o propósito, o valor oferecido, a geração de lucros, capacidades centrais, processos e recursos. Para reinventar você precisa planejar estrategicamente.
Segundo estudo da PWC, a reinvenção dos modelos de negócios pode chegar a
US$ 7,1 trilhões em receitas, só nos EUA.
Nenhum setor estará imune a essas mudanças. É o momento de abraçar a reinvenção para se manter resiliente e aproveitar essas tendências transformadoras.
O que mais, além das megatendências, tem impulsionado a reinvenção dos Modelo de Negócios?
- Transformações de Mercado: Mudanças tecnológicas, nas preferências dos clientes ou no cenário competitivo demandam uma reinvenção para continuar relevante.
- Desempenho Decrescente: Diminuição de participação de mercado ou queda na satisfação do cliente podem sinalizar a necessidade de um novo modelo de negócios.
- Oportunidades de Inovação: Ideias inovadoras ou tecnologias emergentes podem revolucionar operações e ofertas.
- Mudanças na Indústria: Regulamentações em evolução e novas tendências podem exigir uma reinvenção empresarial.
E o que pensam os líderes no Brasil?
Líderes de empresas que faturam até US$ 50 milhões preveem mudanças na tecnologia, comportamento dos consumidores e concorrência, que devem impactar a forma como captam, criam e entregam valor por meio de seus modelos de negócios.
41% dos líderes brasileiros duvidam que suas empresas sobreviverão por mais 10 anos.



Dicas de como avaliar a reinvenção do seu negócio.
- 1. Compreenda e adote a reinvenção: Priorize as grandes mudanças para impulsionar a reinvenção e considere uma gama ampla de iniciativas.
- 2. Conheça as megatendências: Analise as megatendências e desdobre os possíveis impactos para seu modelo de negócios.
- 3. Busque inspiração na natureza: Procure soluções climáticas naturais e desenvolva modelos de negócio ou linhas de produtos e serviços com impacto positivo para a natureza, que possam ir além de mitigar riscos, gerando retorno financeiro ao passo que beneficiam a sociedade.
- 4. Aposte na IA: A maioria das empresas ainda está definindo seus objetivos com a IA. As que estão na vanguarda já conseguem alinhar sua estratégia, investindo no aperfeiçoamento dos seus funcionários e na experimentação da IA.
- 5. Mova-se rápido e corretamente: Não ignore armadilhas que possam surgir e avalie todas as dimensões dos riscos das mudanças.
- 6. Engaje seus times: Fomente a cultura da confiança para que todos sintam-se seguros em propor e compor a reinvenção.
- 7. Avalie investimentos de valor: Mergulhe nas possibilidades para compreender como novos investimentos podem trazer valor para o negócio.
- 8. Puxe a pauta da mudança climática: Os CFOs podem ser os primeiros parceiros do CEO para atuar na pauta da mudança climática e questões como alocações de recursos, despesas em novos projetos, M&As entre outras atividades e transações, que apoiem a construção de modelos de negócios mais sustentáveis.
- 9. Questione o status quo: Estar à frente da reinvenção exige desafiar o senso comum. Essa, mais do que nunca, é a habilidade fundamental para a reinvenção dos modelos de negócios.
Como a Recíproka pode apoiar a reinvenção do seu modelo de negócios:
O mundo mudou e a forma como você planeja estrategicamente seu negócio, precisa mudar também. Por meio de metodologia proprietária, a Recíproka catalisa a inteligência da sua liderança e oferece conteúdos de interesse para apoiar e impulsionar a a troca de conhecimento. Exploraremos juntos, temas como: Propósito, Tendências, Mercado e Cadeia de Valor, Modelo de Negócios, Cultura e Design Organizacional, Perfis de Público, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, culminando nos Objetivos Estratégicos.

Nenhum setor estará imune a essas mudanças. É o momento de abraçar a reinvenção para se manter resiliente e aproveitar essas tendências transformadoras. E se você lidera uma organização em busca da revisão ou reinvenção do seu modelo de negócios, vem planejar com a gente: o futuro do seu novo modelo de negócios começa agora!
Clique e agende um café com a gente!
Escrito por Recíproka Estratégia.