Líder Facilitador – O mindset de liderança que a gente esperava

Reuniões são sempre um desafio seja qual for sua área de atuação ou de expertise, não é mesmo? Falta de clareza de objetivos, opiniões conflitantes, sensação de tempo perdido são alguns dos fatores que levam muita gente a querer fugir desse tipo de interação e até criar mais grupos de whatsapp do que o necessário.

O problema não são as reuniões – remotas ou presencias, organizacionais ou open-source, cotidianas ou formais. O que as tornam as grandes vilãs da improdutividade são a falta de estrutura, de processo, de foco e principalmente de engajamento. E é aí que a facilitação entra!

A facilitação é um mindset de liderança que coloca o poder de compreender, criar e decidir nas mãos do grupo, liberando o facilitador para proporcionar um clima de colaboração e dar ao grupo a estrutura e o ambiente que ele necessita para ser efetivo e engajado

Portanto, facilitação é sobre trocas sadias e significativas. Sobre compartilhar, cocriar e encorajar os indivíduos a assumirem responsabilidade sobre suas decisões e ações.

Quando usar a facilitação?

Em uma reunião facilitada, o facilitador ou o líder facilitador, ao invés de direcionar as soluções e respostas, busca criar estrutura para que interações complexas aconteçam, oferecendo as ferramentas necessárias para que o time desenvolva suas próprias conclusões e caminhos.

Em toda reunião facilitada o líder facilitador:

1.Busca realizar uma análise aprofundada do problema e o levantamento de soluções, pois potencializa os múltiplos repertórios individuais do time

2.Foca em objetivos e resultados a serem alcançados

3.Demanda o envolvimento de pessoas que podem ser de diferentes times, áreas, perfis, ideologias, expertises

4.Visa estimular o sentimento de pertencimento, de engajamento e de corresponsabilidade do grupo na direção escolhida

A facilitação pode ser utilizada em qualquer situação onde a compreensão de informações, desenho de novas soluções e o comprometimento de um grupo sejam necessários.

Alguns exemplos no ambiente corporativo ficam para a criação de um planejamento estratégico para uma organização, na definição de uma solução para um problema complexo, na criação de uma nova ideia de negócio, na melhoria de um processo ou ainda num reposicionamento ou alinhamento de propósito, crenças e temas ligados à cultura de uma organização.

O que faz o líder facilitador?

O papel de um líder facilitador é guiar os participantes pelo processo, manter o rumo da discussão, provocar o grupo a refletir criativamente, encorajar e dar voz a todos e ajudar o grupo a chegar em um padrão de ação de forma produtiva.

Chegar ao resultado portanto só é possível entregando-se ao processo e cumprindo uma série de passos pré-definidos pelo líder facilitador.

Na facilitação, o processo é tão ou até mais importante do que o resultado em si porque é quando se cria também o engajamento da equipe. Afinal, mesmo que o líder saiba a solução ideal, sua efetividade vai depender necessariamente do quanto a equipe está comprometida em fazê-la acontecer.

10 habilidades do líder facilitador:

1.Ajuda o time a definir o objetivo geral e os objetivos específicos

2.Cria um percurso de aprendizado, descoberta e associação de ideias

3.Cria regras de conduta que geram um clima efetivo de trabalho

4.Certifica que as suposições são apresentadas e analisadas

5.Questiona e sonda para estimular profundidade de análise

6.Promove a participação de todos e mantem a discussão nos trilhos

7.Sintetiza, organiza e registra as ideias do grupo

8.Ajuda o grupo a lidar com diferentes pontos de vista e opiniões

9.Auxilia o grupo a acessar recursos fora do grupo e estimula a visão sistêmica

10.Conclui discussões e identifica próximos passos

A facilitação é o caminho.

As respostas para problemas complexos estão na análise profunda do próprio problema, pelas próprias pessoas que o vivenciam. A facilitação busca é incentivar a participação, a colaboração e gerar espaços de diálogo que catalisam a inteligência coletiva.

A Recíproka é uma consultoria especializada em planejamento e design de estratégias ágeis para as mais complexas questões de negócio, que viabiliza transformações de impacto tanto dentro das organizações, quanto para além delas. Utilizamos a facilitação e o design thinking para planejar novas realidades.

Envolvemos líderes e times em um processo de planejamento ágil, que empodera o grupo a analisar criticamente os desafios de negócio a partir da sistematização de suas próprias expertises somadas ao know-how da Recíproka.

O produto final é a cocriação de um plano focado em resultados concretos, convergente, viável, no tempo que você precisa e flexível às mudanças do cenário. Além, é claro, de muito aprendizado.

Que tal cocriar seu planejamento estratégico ou seu processo de change management com a gente! Afinal, 2024 está quase aí 😉