Valor compartilhado só vale quando é bom para todos 

Valor compartilhado é um mindset. É cultura corporativa, é um estilo de vida nas organizações, um jeito de olhar alinhado entre toda a companhia.

Mindset é quase um estado de espírito compartilhado, entende? Não? Então empresta aí 5 minutinhos – é, tempo é ouro, contudo vale a pena.

Valor compartilhado é um conceito que sugere um novo tipo de lucro para as empresas: O lucro socioambiental. 

Diz respeito a identificar oportunidades de geração de lucro econômico a partir do atendimento a questões sociais e ambientais, envolvendo os stakeholders e elementos da cadeia produtiva.

Trata-se de uma visão que alinha no dia a dia os interesses pequenos, médios e grandes da empresa com as necessidades da sociedade e do meio ambiente.

Diferentemente do modelo mental que se costuma enxergar nos contextos corporativos pois não tem como objetivo principal apenas a geração de lucro financeiro para os acionistas, mas sim, a expansão dos lucros e vantagens à toda a cadeia e, principalmente, à sociedade. 

Adotar o mindset

Ao adotar o mindset do valor compartilhado, organizações passam a enxergar seus stakeholders – colaboradores, fornecedores, investidores e quem mais couber na dança – como parceiros estratégicos e fontes potenciais de geração valores. Assim, no plural mesmo.

Relação ganha-ganha

A lógica é a de estabelecer relações genuínas de ganha-ganha com a sociedade, onde todas as partes podem ter benefícios recíprokos (isso mesmo!).

Nesta lógica os impactos socioambientais das escolhas de negócio são inicialmente previstos e controlados, evolutivamente passam a ser intencionalmente positivos até que cheguem a ser objetos da questão.

O valor compartilhado propõe a solução de problemas sociais conectados ao negócio e, portanto, sobre os quais já exista alguma disponibilidade de conhecimentos na própria organização onde exista uma prioridade na destinação de energia humana e de recursos financeiros. 

Em suma, é sobre reconhecer que os resultados de negócio e o sucesso econômico estão intrinsecamente ligados às questões sociais. Afinal, quem faz girar a roda da economia são as pessoas. 

Valor compartilhado é um conceito que sugere um novo tipo de lucro para as empresas: O lucro socioambiental. 

Estratégias geradoras de valor compartilhado são capazes de refletir ofuscantemente em lucro reputacional. 

E voilá! Está dada uma fórmula quase infalível para multiplicar o$ lucro$ e criar novos futuros.

A partir do momento em que se percebe que praticamente todas as nossas ações do dia a dia nas empresas têm algum potencial de gerar valor em outros lugares, um verdadeiro portal de impacto positivo se abre. E podemos garantir: É um caminho sem volta.

Gerar valor compartilhado e fazer escolhas amplificadoras de benefícios para a sociedade e o meio ambiente pede olhos vivos, visão sistêmica, condicionamento, reflexo rápido.

Identificar oportunidades prontas e criar novas precisa entrar no piloto automático, acontecer por osmose. Sabe como? Não? A Recíproka sabe, fala com a gente. 😉

Envie uma mensagem agora mesmo!